Dois dias depois de conquistar o terceiro título da Montreux Volley Masters, na Suíça, a seleção brasileira feminina já estará novamente em ação. Amanhã, às 11h de Brasília, a equipe do técnico José Roberto Guimarães encara a Bulgária em sua estréia no Torneio de Courmayeur, na Itália. O Brasil, que busca o tricampeonato, conquistou o título do ano passado ao vencer a Itália na final por 3 sets a 0.
Além de Brasil e Bulgária, mais duas equipes participam da competição: Itália e Japão, que se enfrentam às 13h. As quatro equipes jogam entre si em turno único e, na semifinal, o primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro.
Na competição italiana, Zé Roberto utilizará a levantadora Dani Lins, que não jogou em Montreux, e Arlene, que substituirá Fabi na posição de líbero. Para a partida contra a Bulgária, a dúvida é a levantadora Fofão, com dores no pé direito. Se ela não puder jogar, Carol será a substituta.
“Infelizmente não sabemos muito sobre a equipe da Bulgária, mas esta competição será outro teste importante”, disse Zé Roberto, que pretende fazer com que a equipe dispute cerca de 150 partidas até os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Desde a Montreux Volley Masters, Zé Roberto vem utilizando a meio-de-rede Valeskinha na posição de ponteira. E a jogadora tem dado conta do recado. “A mudança tem sido boa. Ainda faltam alguns ajustes e mais experiência, mas estou gostando”, diz Valeskinha.
“Na Montreux Volley Masters, a equipe teve altos e baixos, mas acreditou o tempo todo que poderia vencer. Este espírito foi importante para vencermos o quarto set e o tie-break contra a China. Precisamos manter essa pegada”, analisa Valeskinha.