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Brasil é o terceiro em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos, diz Abihpec

Arquivo Geral

24/09/2008 0h00

O Brasil ocupou o terceiro lugar no mercado mundial de cosméticos, cialis 40mg perfumes e higiene pessoal em 2007. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, case Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o consumidor brasileiro gastou US$ 22,23 bilhões em produtos do setor no ano passado – 22,6% a mais do que em 2006. O país é responsável por 7,6% do consumo mundial desses produtos.


“O setor vem tendo um crescimento significativo há 12 anos, com uma taxa de elevação de 10,9%. Sem dúvida 2007 ante 2006 também mostrou números expressivos no crescimento no mercado mundial, nos colocando na terceira posição de mercado consumidor. Nós só perdemos para os EUA e Japão. Nós estamos muito mais na perspectiva de ultrapassar o Japão do que sermos ultrapassados por outros países nos próximos cinco anos”, afirmou o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio.


Ele explicou que esse crescimento ocorreu principalmente devido à melhoria na renda da população, sobretudo nas classes mais baixas, tornando de uso cotidiano aquilo que era mercadoria de utilização esporádica dentro do setor de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos. “O consumidor vem incorporando, cada vez mais, os hábitos de uso de produtos do nosso setor no seu dia-a-dia.”


O Brasil ocupa ainda o segundo lugar do mundo em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos masculinos, com US$ 1,79 bilhões vendidos ao consumidor, 19,2% a mais do que em 2006. “Cada vez mais, o homem vem se conscientizando de que os produtos de um modo geral trazem benefícios para a mulher e porque nós vamos ficar isolados e não incorporar nos nossos hábitos esses produtos, uma vez que ele pode tornar nossa pele mais saudável, hidratada e em melhores condições resistir as intempéries do dia-a-dia e da idade.”


Em 2007, o país ocupou ainda o segundo lugar no consumo de produtos para higiene oral (US$ 2,21 bilhões, crescimento de 19,6% ante 2006), produtos para cabelos (US$ 6,05 bilhões, com elevação de 25,8%), perfumaria (US$ 3,69 bilhões, crescimento de 21,3%), desodorantes (US$ 2,15 bilhões, aumento de 26,8% com relação ao anterior). O consumo de protetores solares ocupa o terceiro lugar no mercado mundial, com US$ 57 bilhões em vendas em 2007, 31,2% a mais do que no ano anterior.


De acordo com o presidente da Abihpec, as vendas tanto no mercado interno quanto para os países estrangeiros devem ser impulsionadas durante a 18ª Feira Internacional da Beleza – Cosmética 2008, que será realizada 27 a 30 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.


A expectativa da organização é a de que o evento receba cerca de 30 mil pessoas. “A feira reúne 220 expositores, que representam mais de 400 marcas, e apresenta cerca de dois mil lançamentos. Nosso foco é o público com poder de decisão em negócios e para a indústria, com 100% das ações voltadas para os negócios”, disse.


 

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