Menu
Brasil

Brasil destaca se no turismo global na Fitur de Madri 2026

Ministro Gustavo Feliciano assume presidência da ONU Turismo, celebrando recorde de 9,2 milhões de turistas estrangeiros em 2025.

Redação Jornal de Brasília

26/01/2026 14h49

brasil turismo

Foto: David Agüero Muñoz

A Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur) 2026 encerrou suas atividades neste domingo (25 de janeiro), com o Brasil marcando presença expressiva através de um estande de 315 m² no Pavilhão das Américas. O espaço destacou a rica diversidade cultural e gastronômica do país, atraindo visitantes de diversos perfis e promovendo destinos turísticos brasileiros.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participou da abertura oficial e enfatizou o momento positivo do setor. Ele celebrou o recorde histórico de 9,2 milhões de turistas estrangeiros recebidos pelo Brasil em 2025, resultado de ações concretas do governo do presidente Lula, que priorizou o turismo em sua agenda. O estande contou com 32 expositores, incluindo representantes de destinos e empresas, além de estandes próprios de seis estados: Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Paraná, Ceará e Pernambuco.

Durante o evento, Feliciano assumiu a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo para o ano de 2026, em reunião com a nova secretária-geral, Shaikha Al Nowais. As discussões priorizaram a sustentabilidade e a democratização do acesso às viagens, com ênfase no turismo rodoviário e ferroviário. O diretor regional da ONU Turismo no Brasil, Heitor Kadri, destacou o crescimento de 37% na chegada de turistas internacionais e a importância das parcerias para manter esse avanço.

A agenda incluiu reuniões bilaterais com ministros da Argentina (Daniel Scioli), Chile (Verónica Pardo), Espanha (Jordi Hereu i Boher) e Emirados Árabes Unidos (Abdulla bin Touq Al Marri). Os encontros focaram no fortalecimento da América do Sul como destino integrado, ampliação da conectividade aérea e promoção conjunta, incluindo eventos como os festejos juninos brasileiros. Argentina e Chile foram os principais emissores de turistas para o Brasil em 2025, com mais de 4,1 milhões de visitantes.

*Com informações do Ministério do Turismo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado