A Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur) 2026 encerrou suas atividades neste domingo (25 de janeiro), com o Brasil marcando presença expressiva através de um estande de 315 m² no Pavilhão das Américas. O espaço destacou a rica diversidade cultural e gastronômica do país, atraindo visitantes de diversos perfis e promovendo destinos turísticos brasileiros.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participou da abertura oficial e enfatizou o momento positivo do setor. Ele celebrou o recorde histórico de 9,2 milhões de turistas estrangeiros recebidos pelo Brasil em 2025, resultado de ações concretas do governo do presidente Lula, que priorizou o turismo em sua agenda. O estande contou com 32 expositores, incluindo representantes de destinos e empresas, além de estandes próprios de seis estados: Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Paraná, Ceará e Pernambuco.
Durante o evento, Feliciano assumiu a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo para o ano de 2026, em reunião com a nova secretária-geral, Shaikha Al Nowais. As discussões priorizaram a sustentabilidade e a democratização do acesso às viagens, com ênfase no turismo rodoviário e ferroviário. O diretor regional da ONU Turismo no Brasil, Heitor Kadri, destacou o crescimento de 37% na chegada de turistas internacionais e a importância das parcerias para manter esse avanço.
A agenda incluiu reuniões bilaterais com ministros da Argentina (Daniel Scioli), Chile (Verónica Pardo), Espanha (Jordi Hereu i Boher) e Emirados Árabes Unidos (Abdulla bin Touq Al Marri). Os encontros focaram no fortalecimento da América do Sul como destino integrado, ampliação da conectividade aérea e promoção conjunta, incluindo eventos como os festejos juninos brasileiros. Argentina e Chile foram os principais emissores de turistas para o Brasil em 2025, com mais de 4,1 milhões de visitantes.
*Com informações do Ministério do Turismo