Menu
Brasil

Aumenta número de praias atingidas por manchas de óleo

Nove estados são afetados. Ibama e Marinha confirmaram a contaminação

Redação Jornal de Brasília

07/10/2019 7h34

Da redação
[email protected]

Dentre as 132 praias afetadas em todo o Nordeste desde o início de setembro, de acordo com o Ibama, 11 estão em processo de limpeza, 74 ainda tem manchas visíveis e 48 estão livres de substância na areia. 

Até quinta-feira (26), eram apenas 99 localidades atingidas. Em nota, a Petrobras afirma que o material não é produzido pela companhia. 

Pelo menos 12 animais foram prejudicados pelo óleo. Nove tartarugas e uma ave forem encontradas mortas ou morreram após o resgate. 

Segundo investigação do Ibama, as manchas são de petróleo puro e todas as amostras têm  a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele veio. 

A suspeita é de que o petróleo tenha vindo de navios que passam na região, de acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que está analisando imagens de satélite da costa. A pesquisa ainda está em estágio inicial. 

No total, 61 municípios foram afetados em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado