O atleta chinês Liu Xiang viajará em outubro para os Estados Unidos a fim de decidir com especialistas americanos o tratamento que receberá para se recuperar da lesão no tendão de Aquiles, que o afastou da disputa pelo ouro nos 110 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.
Liu – ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, e campeão mundial na prova – é o grande ídolo esportivo de seu país junto com o astro do basquete Yao Ming, e era a maior esperança chinesa de ouro nas competições de atletismo disputadas no Estádio Olímpico de Pequim, conhecido como “Ninho de Pássaro”.
No entanto, Liu, de 25 anos e ex-recordista mundial dos 110m com barreiras, teve que abandonar a competição na primeira rodada, sem chegar sequer a correr, devido às dores no tendão de Aquiles de seu pé direito, no qual sofre inflamações crônicas, um abandono que causou grande comoção no país.
Segundo o jornal oficial “China Daily”, especialistas chineses aconselharam ao atleta que passasse pela cirurgia, porque seria o modo “mais rápido e eficaz” para corrigir os problemas.
No entanto, o treinador do atleta, Sun Haiping, também assessorado por outros especialistas chineses, defendeu um tratamento baseado em “massagens e na medicina chinesa tradicional”.
As duas partes decidiram que o conveniente seria que Liu viajasse para ouvir outras opiniões nos EUA, para onde viajará em outubro, e então a comissão técnica do atleta decidirá o tratamento a ser seguido.
O pai de Liu, que participou na sexta-feira de um ato promocional do Grande Prêmio da China de Fórmula 1 junto com Yao Ming em Xangai, revelou que o atleta “continua triste com sua atuação nos Jogos Olímpicos, apesar de confiar que voltará mais forte do que nunca” depois de se recuperar da lesão.