Menu
Brasil

Ataque em escola: adolescente tentou comprar arma de fogo pela internet, mas não conseguiu

“Ele disse que tinha a intenção de adquirir uma arma de fogo, e ele não conseguiu”, disse o delegado Marcos Vinicius Reis, que investiga

Redação Jornal de Brasília

28/03/2023 19h51

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O autor do ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo, tentou comprar armas de fogo pela internet, de acordo com a Polícia Civil. Como não conseguiu acesso ao equipamento, o adolescente de 13 anos usou uma faca para atacar professores e colegas; uma docente de 71 anos morreu

“Ele disse que tinha a intenção de adquirir uma arma de fogo, e ele não conseguiu”, disse o delegado Marcos Vinicius Reis, que investiga o caso. “Ele fez algumas pesquisas via internet e não conseguiu efetivamente adquirir ou ter uma arma de fogo disponibilizada, o que certamente provocaria uma letalidade maior.”

Reis disse que a polícia detectou que alguns perfis de redes sociais que interagiam com o agressor foram excluídos. Em outra frente de investigação, o objetivo é coletar os dados de quem estava por trás das interações com o agressor e se algumas delas podem configurar crime. “Ele já tinha todo esse perfil de violência internalizado e que ainda não tinha sido colocado em plena execução, infelizmente aconteceu”, disse.

O aluno já estudava cometer um atentado, segundo o delegado, havia pelo menos dois anos. “Ele diz que desde os 11 anos já tinha a ideia de fazer algo grave, de se contrapor a um alegado bullying”, disse. “Nas redes sociais, temos publicações do adolescente infrator com a alcunha de Taucci, que é justamente um dos participantes do massacre da escola de Suzano. Então se vê que, por essa alcunha, existia uma intenção já planejada, premeditada.”

O delegado afirmou que o agressor atribuiu o ataque a episódios de bullying. A polícia solicitou ao Poder Judiciário a quebra do sigilo telefônico do agressor, além de um HD externo encontrado na casa dele. “Vamos examinar até um Xbox, um videogame”, disse. A ideia é tentar apurar mais a fundo a motivação do crime e se houve envolvimento de terceiros.

A intenção prévia, afirma, está “bem clara”. “Esse planejamento, essa intenção, que já era deliberada, está manifestada nos bilhetes e cadernos que foram apreendidos”, disse. “Há alguns dizeres que permitem inferir que ele estava se despedindo da família, que já ia fazer algo de ruim.”

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado