No próximo dia 11 de outubro, como parte das comemorações do 6º aniversário de Arniqueira, será realizado o Dia D da Identificação, promovido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em parceria com a Administração Regional de Arniqueira. A ação ocorre pela segunda vez em 2025, após o sucesso da primeira edição, realizada em agosto, quando todas as senhas distribuídas foram rapidamente esgotadas.
O evento permitirá a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelos agentes da polícia de identificação da PCDF, na sede da administração regional (ADE, Conjunto 02, Lotes 33 e 34). Para solicitar o documento, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento e o número do CPF. A foto 3×4 será feita no próprio local, e o atendimento ocorrerá das 7h às 13h, com 100 senhas disponíveis a partir das 7h.
Simultaneamente, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Águas Claras (OAB-DF) oferecerá atendimento gratuito, com orientação jurídica sobre temas de interesse dos moradores.
A administradora regional Telma Rufino ressaltou a importância da ação, principalmente para facilitar o atendimento aos moradores. “Em agosto realizamos essa mesma ação, e as senhas distribuídas não foram suficientes para atender a todos. Este é um serviço de extrema importância, e muitos moradores não têm condições de se deslocar até uma delegacia”, afirmou.
Desde a implementação da nova CIN no Distrito Federal, em novembro de 2023, cerca de 280 mil unidades já foram emitidas. O documento centraliza as principais informações do cidadão e combate fraudes, mas só será obrigatório para todos os brasileiros a partir de fevereiro de 2032. O diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Ruben Sergio Veloso Gumprich, explicou que a emissão antecipada atende situações como segunda via ou viagens que exigem documento atualizado, sem necessidade de pressa para substituição.
Com informações da Administração Regional de Arniqueira