O terceiro lugar durante o Grande Prêmio do Japão e o quarto lugar conquistado no GP da China colocaram Sebastian Vettel como a nova menina dos olhos da Fórmula 1. E não demorou muito para que o alemão da Toro Rosso se tornasse mais um dos cotados para assumir uma vaga de titular na McLaren.
As possibilidades, porém, parecem não ser já para 2008, como um pouco provável substituto de Fernando Alonso. Segundo Norbert Haug, diretor esportivo da Mercedes, os bons resultados do alemão podem até trazê-lo para a equipe inglesa em um futuro mais distante.
“É óbvio que, quando um piloto alemão alcança bons resultados, ele logo é especulado para pilotar com a Mercedes”, dissertou Haug em entrevista ao jornal alemão Bild. “Sebastian fez duas boas corridas, e fico muito feliz por ele. Nós nos conhecemos desde que ele corria em categorias menores, com motores Mercedes. Mas não há verdade nos rumores que dizem que estamos conversando com ele.”
A McLaren tem contrato com Fernando Alonso até o fim de 2008, mas com a preferência de renovação por mais um ano. A equipe deve confirmar a permanência do espanhol entre seus titulares após o GP do Brasil, a despeito das especulações que colocam Nico Rosberg, Nick Heidfeld, Heikki Kovalainen e Jenson Button como seus eventuais substitutos.
Já Vettel tem compromisso com a Toro Rosso até 2009, e correrá ao lado do francês Sebastien Bourdais no ano que vem. Em 2010, a BMW-Sauber tem a preferência para trazer de volta seu ex-piloto de testes.