SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Manaus e outras cidades do Amazonas tiveram um apagão de energia entre o fim da noite desta sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8).
Registros de moradores mostram diferentes bairros de Manaus no escuro entre a noite desta sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8). Nas imagens, casas, estabelecimentos, avenidas e pontos de ônibus da capital aparecem sem iluminação.
“Cidade toda no escuro”, divulgaram manauenses pelas redes sociais. Pelo Instagram, moradores da capital se manifestaram sobre a falta de luz em bairros das zonas norte, leste, oeste e centro-sul. Entre eles, São Jorge, Dom Pedro, Cidade Nova, Nova Esperança, Cidade de Deus e Colônia Terra Nova.
Outros municípios do estado também foram afetados. Relatos de falta de luz também foram divulgados por moradores de Parintins, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.
“Muita gente perguntando o que aconteceu, mas não sabemos o motivo”, disse um morador de Manaus.
“Só sabemos que tem muitos bairros no escuro aqui em Manaus e em outras cidades, mas ninguém sabe dizer o que houve”, afirmou o manauense Gilberto Wedson durante uma transmissão ao vivo pelo Instagram.
Amazonas Energia diz que apagão foi causado pelo desligamento de linha do Sistema Interligado Nacional. O SIN é uma rede hidrotérmica de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica no Brasil, controlada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que, por sua vez, é fiscalizado e regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Municípios da região metropolitana de Manaus já estão com fornecimento normalizado, segundo a Amazonas Energia. Em nota, a empresa divulgou que “85% do fornecimento de energia afetado pelo desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves, pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN), foi normalizado”, como nas cidades de Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara.
ONS confirma suspensão de energia em decorrência de “desligamento automático” de linhas de transmissão. Em nota, o órgão informou que às 00h02 deste sábado (8) “houve o desligamento automático da LT 500 kV Jurupari / Oriximiná C1 e C2 [linha de transmissão do SIN], em meio a fortes chuvas, e consequentemente, o desligamento de toda área Manaus, fatos que levaram à interrupção de cerca de 1.400 MW de carga na capital do Amazonas e cidades próximas”.
Cerca de cinco horas depois, “90% das cargas elétricas foram restabelecidas”, afirma o órgão. Já por volta das 7 horas deste sábado (8), “a conclusão total do processo de recomposição foi confirmada”, acrescentou o ONS. “Vale destacar que assim que identificou a ocorrência, o Operador agiu prontamente em conjunto com os agentes envolvidos para restabelecer a energia da região. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes”, concluiu.
Também procuradas pela reportagem, Semig (Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás) e Aneel não responderam até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado com eventuais esclarecimentos dos órgãos.