Menu
Brasil

Anvisa recebe pedido de registro para vacina Covovax

A solicitação foi apresentada pela empresa Zalika Farmacêutica Ltda, que representa no Brasil o fabricante dos imunizantes, o Instituto Serum

Redação Jornal de Brasília

29/04/2022 0h19

anvisa

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recebeu o pedido de registro da vacina Covid-19 indiana Covovaxn nesta quinta-feira, 28. A solicitação foi apresentada pela empresa Zalika Farmacêutica Ltda, que representa no Brasil o fabricante dos imunizantes, o Instituto Serum.

A vacina utiliza a tecnologia de proteína recombinante. É o primeiro imunizante apresentado no Brasil que utiliza essa tecnologia. A indicação proposta é para adultos maiores de 18 anos.

O pedido foi apresentado à Anvisa no âmbito da RDC 415/2020, que traz critérios e procedimentos extraordinários para pedidos de registro decorrente do novo Coronavírus. A norma prevê, por exemplo, a análise prioritária e a possibilidade de se firmar termos de compromisso, tal qual feito com outras vacinas contra Covid-19 já autorizadas no Brasil.

O protocolo foi recebido nesta quarta-feira (27/4) e já está em avaliação pelas áreas técnicas envolvidas. O prazo de análise da Anvisa é de 60 dias.

Processo de análise

A análise de vacinas pela Anvisa é feita de forma conjunta por três áreas distintas:

  • a área de medicamentos, que avalia os aspectos e segurança e eficácia;
  • a área de farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país e
  • a área de inspeção e fiscalização responsável pela avaliação das Boas Práticas de Fabricação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado