Menu
Brasil

Anvisa avalia autorizar farmácias a oferecerem exames laboratoriais

Desde 2005, apenas laboratórios podem fazer análises clínicas. Especialistas de farmácias e laboratórios dividem opiniões

Redação Jornal de Brasília

19/10/2020 9h21

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária analisa a possibilidade de permitir que farmácias ofereçam exames laboratoriais. Há uma consulta pública sobre a medida. Farmácias e laboratórios se dividem no tema.

As farmácias comemoram. Já os laboratórios temem que os exames não sejam feitos com segurança e capacitação necessárias. Desde 2005, apenas laboratórios podem fazer análises clínicas.

Ao jornal O Globo, o professor da USP e ex-diretor da Anvisa, o sanitarista Gonzalo Vecina Neto, afirma que seria “um desastre” caso as farmácias sejam autorizadas a realizarem os exames. “Lugar que vende remédio não pode prescrever remédio”, pontua.

O CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, acredita que a autorização pode levar mais saúde à população, que, na visão dele, é relapsa. “A maioria dos brasileiros não faz check-up. Essa é uma novidade que pode ampliar o acesso e mudar a cara da saúde brasileira”, afirma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado