O ala/pivô Anderson Varejão tem portas abertas para voltar à Europa, mas, pelo menos por enquanto, não é esta sua principal inclinação. Segundo o irmão do jogador, Sandro Varejão, que cuida das negociações de seu contrato na NBA, clubes europeus demonstraram interesse pelo atleta, que pretende dar mais uma cartada para permanecer na liga norte-americana.
Na noite desta segunda-feira, Sandro viaja para Detroit onde se reunirá com representantes do Cleveland Cavaliers e o agente local de Anderson. “Vou me reunir com o empresário que temos contato lá, o dono da franquia e o gerente-geral para ver como decidimos esta situação”, disse Sandro. Segundo o ex-jogador, o futuro de seu irmão pode ser definido até o fim desta semana. “Provavelmente, até dia 29, que é a data de reapresentação da equipe”.
Sandro confirmou o interesse Europeu pelo ala/pivô, que jogou três temporadas no Barcelona, mas descartou o interesse imediato por parte de seu irmão. “Realmente existem propostas e até algumas da Europa. Mas não há nada especulado a ponto de ser feito”, afirma.
Depois de três temporadas defendendo os Cavaliers, Anderson tornou-se restricted free agent. Isso significa que ele pode receber e analisar propostas de qualquer equipe. O interesse externo (de outras franquias ou até do exterior), normalmente é utilizado como um recurso a mais nas negociações de renovação.
Para manter o brasileiro em seu grupo, o Cleveland estaria oferecendo um contrato de aproximadamente US$ 1,2 milhão ao ala/pivô, que poderia receber mais no estrangeiro. “Ele tem direito de analisar as propostas e a gente leva isso em consideração”, admite Sandro, reafirmando o desinteresse em uma transferência imediata. “A Europa não é uma opção no presente momento”, garante.
Anderson está sem contrato desde o fim da temporada passada e, por causa do impasse, o jogador ficou fora da seleção brasileira no Torneio Pré-olímpico, em agosto, em Las Vegas. Com médias de 6,8 pontos e 6,7 rebotes em 81 jogos na última campanha, o brasileiro não é o único a ter de lidar com a indefinição na franquia. O ala Sasha Pavlovic está na mesma situação e, segundo seu agente Marc Cornstein, também teria na Europa uma alternativa para o futuro.