Os advogados Hugo Chicaroni, help consultor do banqueiro Daniel Dantas, try dono do Banco Opportunity, voltaram hoje (22) a afirmar que as acusações contra ele são “inconsistentes”. Maria Fernanda Carbonelli Muniz e Alberto Carlos Dias acompanharam os depoimentos de testemunhas de defesa de Chicaroni no Fórum Criminal Federal, em São Paulo. Eles disseram novamente que o réu não tentou subornar o delegado da Polícia Federal Vitor Hugo Rodrigues, mas que teria sido induzido pelo também delegado Protógenes Queiroz a pagar por informações de um inquérito.
Segundo eles, comprovada essa atuação de Queiroz, a acusação de corrupção ativa iria por terra, já que o delegado não pode provocar um flagrante. “O Protógenes ligou para o Hugo [Chicaroni] e disse que estava com o delegado Vitor Hugo”, disse Alberto Carlos Dias, um dos advogados. “Na ocasião, os delegados solicitaram R$ 50 mil a título de apresentação.”
O argumento vem sendo usados pelos advogados desde a prisão de Chicaroni. De acordo com eles, os depoimentos e provas já incluídas no processo deixam cada vez mais claro que os métodos usados na investigação que culminou na Operação Satiagraha foram incorretos. Chicaroni é acusado pela Polícia Federal de participar do grupo comandado por Dantas, processado pelo crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, corrupção e formação de quadrilha, entre outros.
Nélio Machado, advogado de Daniel Dantas, também disse à imprensa que acredita que as inconsistências na investigação desqualificam a acusação. “O processo é cheio de falhas, não atende aos reclames da lei e eu acredito que o desfecho será favorável a defesa”, disse, ao sair do fórum. “A causa está se esfacelando.”
Machado afirmou que a defesa de seu cliente não está ligada com a de Chicaroni, mas disse também que está claro que Protógenes ligava com frequência ao consultor de seu cliente.
Rodrigo de Grandis, procurador da República responsável pela acusação contra ambos os réus, preferiu não comentar a “estratégia da defesa”. Ele disse apenas que acredita na validade da acusação. “As provas estão bem consolidadas. O Ministério Público tem a convicção que a acusação está fortificada. Então, vamos aguardar os testemunhos.”