Menu
Brasil

Abaixo-assinado contra nota antivacina do governo reúne 35 mil em 20h

Assinam o texto, criado por professores da Faculdade de Medicina da USP, docentes, profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros

FolhaPress

23/01/2022 17h59

Foto: Jeff Kowalsky/AFP

Fábio Zanini
São Paulo, SP

Um abaixo-assinado on-line, em repúdio à nota técnica do Ministério da Saúde favorável ao uso de hidroxicloroquina e contrário às vacinas contra a Covid-19, obteve mais de 35 mil adesões 20 horas após ser criado.

Assinam o texto, criado por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da USP, docentes, profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros.

Eles repudiam em específico a recusa por parte da pasta de endossar recomendação da Conitec (Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde), formada por especialistas, de rejeitar o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença.

“É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso país”, afirma o abaixo-assinado.

Segundo o manifesto, “causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância”.

A conclusão foi rejeitada por nota técnica da Saúde divulgada na sexta-feira (21), assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Helio Angotti, uma liderança da ala do governo defensora das bandeiras negacionistas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado