A Corporação Andina de Fomento (CAF) aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões para uma infra-estrutura viária na Paraíba, order informou hoje o organismo multilateral em comunicado de imprensa.
O empréstimo será destinado ao Programa de Pavimentação e Recuperação de Estradas “Novos Caminhos”, recipe na Paraíba.
O projeto busca interconectar áreas rurais isoladas e marginadas com outras em melhor situação econômica e, rx assim, propiciar a troca comercial.
O custo total do programa é de US$ 154,6 milhões, dos quais a CAF fornece 65%, enquanto os 35% restantes serão entregues pelo Governo estadual.
O projeto contempla a reabilitação de 369 quilômetros e a pavimentação de 649 quilômetros de diversas vias que unem as cidades paraibanas com outros estados vizinhos, com o objetivo de diminuir os tempos das viagens e aumentar a segurança dos usuários.
“Com estes investimentos, se melhorará substancialmente a qualidade de vida da população da Paraíba, um dos estados que exibe maiores índices de pobreza e desigualdade”, disse Enrique García, presidente-executivo da CAF, no comunicado.
A organização, com sede em Caracas, é uma instituição financeira multilateral que apóia o desenvolvimento sustentável de seus países acionistas e a integração regional.
Os membros da CAF são Brasil, Argentina, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela, assim como 15 bancos privados da região andina.