Nada melhor para relaxar do que um banho regado a essências de flores, folhas, raízes, ervas e sementes. Usado na terapia da pele, os óleos de banho são considerados verdadeiros bálsamos para combater dores no corpo e na cabeça, fadiga, agitação e irritabilidade. De acordo com o Instituto de Beleza Anna Pegova, os óleos corporais podem ser utilizados no tratamento de doenças psicológicas e físicas, como é o caso da dermatite atópica (isto é, doença de pele crônica que provoca coceira e erupções cutâneas).
A verbena, por exemplo, possui propriedades antiinflamatórias, analgésicas, adstringentes e anticancerígenas. Por isso, o efeito calmante é considerado a principal característica desta planta medicinal, aplicada em óleos naturais. “Além da origem mediterrânea, o óleo com verbena é caro devido ao aroma refinado e à dificuldade de extração”, contextualiza a esteticista Alessandra Aguiar, do Instituto de Beleza Anna Pegova. Alessandra conta ainda que a marca francesa reuniu o chá verde e a verbena em um único produto – Huile Déodorant pour le corps au thè Vert et à la Verveine. “Este óleo protege a epiderme da ação detergente dos sabonetes”, apresenta.
O óleo de verbena, rico em aroma, é um dos segredos da aromaterapia – tratamento fitoterápico que se baseia na fragrância para provocar mudanças físicas e emocionais no indivíduo, principalmente, naquelas pessoas que se estressam muito durante o dia. Outra alternativa seria o óleo de extrato de maracujá – Huile Déodorant pour le corps au Maracujá. “Os alcalóides presentes no Maracujá ajudam na diminuição do inchaço nos olhos, queimaduras e irritações na derme. Porém, antes de escolher o seu óleo de banho preferido, consulte um profissional esteticista para conhecer mais sobre o produto, e se ele é adequado ao seu tipo de pele”, sugere Alessandra.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma norma para facilitar a regulamentação de produtos que apresentam vegetais em suas fórmulas. Vale advertir que algumas plantas são tóxicas, portanto, não é aconselhável utilizar óleos de banho caseiros, por exemplo. “As plantas medicinais hidratam; enquanto suavizam a pele rebelde, mas podem ser um perigo para quem não sabe manipulá-las’’, orienta a esteticista. No Brasil são mais de 30 anos de comprometimento da Anna Pegova e mais de 50 anos de pesquisas, testes e desenvolvimento para atender às demandas do mercado.
No entanto, muitas mulheres desconhecem os benefícios dos óleos corporais por não usá-los corretamente. Segundo Alessandra, “deve ser aplicada uma pequena quantidade na pele molhada, ainda durante o banho, não se esquecendo de espalhar por todo o corpo’’, explica a profissional.
Para Alessandra, os óleos de banho preparados à base de óleo vegetal são mais aconselhados, pois além de reter a água na pele, criam uma película protetora, afastando a desidratação ao mesmo tempo em que propicia maciez ao tecido. “Nas peles mais maltratadas pelo ressecamento, como o rosto, as costas, e a região peitoral, seria interessante que o uso do óleo para impedir que o problema se agrave’’, expõe. Segundo a esteticista, “o óleo de banho seco também favorece a reconstituição da barreira lipídica da pele, danificada pela água quente e por sabonetes abrasivos’’.