Menu
Notícias

8 Dicas de como estimular o desenvolvimento do seu filho

Jornal de Brasília

05/10/2021 16h12

Atualizada 11/10/2021 16h18

Uma coisa muito importante e que devemos nos procurar é com o desenvolvimento tanto mental quanto corporal dos nossos filhos. Hoje, nesse artigo vamos te mostrar um pouco de  alguns estímulos que podem ajudá- los nessa etapa. Mostraremos práticas fáceis e de muito rápido aprendizado. Acompanhe.

Brinquedos corretos

Selecionar brinquedos corretos é o primeiro passo para poder dar ao seu filho um bom estímulo e fazer ele se desenvolver de forma correta.

Brinquedos como:  quebra cabeça, xadrez, jogos de tabuleiro em geral pode ajudar muito. Em geral brinquedos que a criança precisa pensar já é uma boa opção.

Os jogos que as crianças mais gostam são os jogos de videogame e por incrível que parece ele pode trazer mais benefícios que malefícios, claro, usado da forma correta. Pouco tempo de uso pode ser benéfico para seu pequeno, devido o movimento o cérebro da criança começa a se desenvolver mais. Porém, precisamos ficar atentos à quantidade diária.   

Habilidades

Quando as crianças estão se desenvolvendo é preciso estimulá-las a fazer algumas atividades que “força” os pequenos a se desenvolver habilidades necessárias para a vida toda.  

 Abaixo iremos mostrar os exemplos mais simples de algumas habilidades que eles precisam desenvolver já nos primeiros anos de vida:

  • ensinar as crianças a se organizar 
  • ensinar as crianças a conversarem 
  • ensinar as crianças a trabalhar em grupo
  • ensinar as crianças a se concentrar 

Os pais e mães são os primeiros professores das crianças, desta maneira, eles possuem a função de fazer esse estímulo primário.

Contato com a natureza 

 Ter novas experiências é um ótimo jeito de estimular o desenvolvimento do seu filho. E uma destas maneiras é utilizar a natureza a nosso favor. 

Visitar parques, sítios e fazendas é uma forma de mostrar um novo mundo para as crianças, fazendo com que elas aprendam coisas novas sobre plantas e animais. 

Programação e robótica

No mundo de hoje em que a tecnologia é a coisa mais fantástica do mundo não tem porque deixar nossos filhos de fora, não é mesmo?

Claro que é natural você ter um pouco de receio sobre deixar seu filho conhecer o mundo tecnológico, afinal não é sempre que vemos só coisa boa. Mas aqui vai algumas dicas que além do seu filho conhecer ele também irá aprender coisas muito legais.

Ter acesso aos computadores e robótica desde novo, é uma forma de estimular o desenvolvimento do seu filho. Sendo assim, use a tecnologia a seu favor. Utilize algumas ferramentas para ensinar coisas boas para as crianças. 

Capacidade motora 

Desenvolver a capacidade motora também é algo muito importante, afinal quando comemos, caminhamos, entre outras coisas é dela que dependemos, não esqueça do quanto ela é essencial. 

Comece a oferecer para seu filho livros de colorir, brinquedos que tem peças para ser encaixada, incentive também seu filho ou filha a praticar exercícios físicos e até mesmo dançar. Esse tipo de prática ajudará muito.

Desenhos

É muito difícil encontrarmos crianças que não amam desenhar, não é mesmo? Caso você ainda não saiba, desenhar também ajuda muito seus filhos a terem criatividade. Lembrando também que através dos desenhos que eles costumam desenvolver expressões sejam elas de preocupação e frustração, alegria e até desejos. Não se esqueça de sempre valorizar os desenhos das crianças. 

Leitura

Não importa que seu filho ou filha ainda não sabe ler. Você pode ler ou até mesmo inventar uma história para seu filho e por simples que seja você perceberá o quanto isso mudará e quanto de criatividade que ele irá adquirir.

Trabalhe cognição

Esta dica é muito valiosa, você irá trabalhar tanto a mente quanto o físico e irá fazer a criança conhecer seus próprios sentimentos, emoções, capacidade motora e pensamentos, esse é um item muito importante para o bom desenvolvimento.

Procure brincadeiras que exijam trabalhos manuais e intelectuais de seus filhos, como blocos de montar, brincadeiras de raciocínios, lógico, entre outros. Assim você estimula ainda mais o desenvolvimento do seu filho. 

Esperamos que essas pequenas dicas que demos hoje, sejam de grande ajuda. Se ficou com alguma dúvida de como estimular o desenvolvimento do seu filho, comente abaixo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado