Menu
Na Hora H!

“Vovó nazista” alemã de 93 anos é enviada de volta à prisão

Na sexta-feira, Haverbeck foi condenada a cumprir pena de 12 meses de prisão em Berlim por negar o assassinato de mais de um milhão de judeus

Redação Jornal de Brasília

04/04/2022 11h13

Imagem: Getty

Na última sexta-feira, 1, Ursula Haverbeck, grande conhecida dos tribunais da Alemanha, foi condenada a cumprir pena de 12 meses de prisão em Berlim por negar o assassinato de mais de um milhão de judeus no campo de concentração de Auschwitz. Ursula já havia cumprido dois anos e meio de prisão por processo semelhante. e já foi condenada por negar o Holocausto e incitar o ódio.

“Você não é uma pesquisadora do Holocausto, você é uma negacionista do Holocausto”, disse o juiz presidente na sala de audiências. “O que você está difundido não é conhecimento, é veneno”, afirmou.

A Corte rejeitou um recurso de Haverbeck contra duas condenações, em 2017 e 2020, por manifestações que negavam a existência do Holocausto, e registrou que ela não mostrou nenhum sinal de remorso ou arrependimento. Não há mais possibilidade de recurso.

Em 2017 foi condenada a seis meses de prisão depois de negar repetidamente os fatos históricos do Holocausto durante um evento em Berlim. Em 2020, ela recebeu outra sentença de 12 meses de prisão por publicar uma entrevista online na qual ela novamente fez declarações que negavam o Holocausto.

Haverbeck afirmou diversas vezes que “não estava historicamente comprovado” que Auschwitz havia sido um campo de extermínio. Segundo ela, tratava-se de um campo de trabalho forçado. Historiadores estimam que 1,1 milhão de pessoas foram mortas em Auschwitz, das quais 90% eram judias.

Na sexta-feira, 1, seus advogados pediram que sua sentença fosse reduzida a multas ou que ela fosse libertada, mas o pedido foi rejeitado.

Apelidada de “vovó nazista” pela mídia alemã, ela já havia sido condenada em outras partes da Alemanha, e cumpriu dois anos e meio de prisão na cidade de Bielefeld em 2018.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado