Menu
Na Hora H!

‘Você é negra’, disse homem que recusou dose da vacina

Thais Carvalho é estudante de enfermagem e está no 10º semestre da graduação. Ela atua como voluntária na campanha de vacinação

Redação Jornal de Brasília

20/05/2021 11h41

Foto: divulgação

Em Ilhéus, no Sul da Bahia, um homem se recusou a receber a vacina contra a Covid-19 porque a profissional de saúde responsável pela aplicação era negra. O caso aconteceu na última segunda-feira (17).

Thais Carvalho é estudante de enfermagem e está no 10º semestre da graduação. Ela atua como voluntária na campanha de vacinação.

Em entrevista pra o portal Uol, Thais contou como ocorreu a ofensa racista. “Mas o filho dele fazia a ficha para ele receber a vacina. Então me abaixei para ficar na altura dele [o homem é cadeirante] e perguntei por que ele não queria ser vacinado. Ele me disse: ‘Você é negra’. Fiquei sem reação e saí”, contou.

O autor do crime de racismo não foi identificado. “Eu não acreditei nas coisas que ouvi. Ele se recusou a ser vacinado por mim, porque sou negra. Isso tirou o meu chão, eu fiquei em estado de choque”, desabafou.

Por meio de uma nota, a Prefeitura de Ilhéus repudiou a ação racista e disse que tais atitudes devem ser combatidas. “Deixo a minha solidariedade a Thaís. Atitudes como essa são inaceitáveis em um país cuja maioria da população é autodeclarada negra”, comentou o prefeito Mário Alexandre (PSD).

A nota disse ainda que a prefeitura “continuará empenhada para combater a discriminação, a intolerância e o preconceito racial em todas as esferas sociais”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado