Um grupo de pesquisadores da Fundación Macuáticos Colombia avistou uma baleia jubarte nadando com a cauda cortada nas águas do Oceano Pacífico, nas proximidades do município de Nuquí, departamento de Chocó, naquele país. Aparentemente, uma rede usada por pescadores causou os ferimentos graves ao mamífero, que não deve sobreviver, segundo informações da Rádio Caracol.
Una ballena jorobada fue avistada con su aleta mutilada en el pacífico colombiano. Expertos aseguran que una red abandonada en el fondo del mar es la causa https://t.co/RrYMGTXHET pic.twitter.com/60AAZA4FMM
— Noticias Caracol (@NoticiasCaracol) 25 de agosto de 2018
Segundo Natalia Botero Acosta, da fundação, durante um processo de monitoramento dos mamíferos marinhos eles ouviram uma respiração e perceberam que a baleia, arqueando o corpo, não tinha cauda e parte do pedúnculo. A baleia foi fotografada, o georreferenciamento foi documentado nas primeiras horas da manhã e à tarde a mesma baleia se aproximou novamente.
“Temos duas hipóteses: a primeira é que ela foi vítima de uma colisão com um navio, com o sistema de propulsão causando o dano, mas isso só ocorreria com uma embarcação muito grande, que não é comum na área, mas há colegas que dizem que é possível. A segunda hipótese é que ela se emaranhou em uma rede”, disse ela, à Rádio Caracol, da Colômbia.
Natalia explicou que, durante esta semana, eles procurarão identificar outra baleia, mais jovem, que aparentemente também está enredada em uma malha e que foi vista por trabalhadores da área. A pesquisadora alerta que nas águas do Pacífico colombiano não há controle sobre o uso de rede, nem esclarecimentos sobre as conseqüências dessas práticas, que causam grandes danos a diferentes espécies.