Menu
Na Hora H!

Turistas acham embalagem de salgadinho vencido há 20 anos no mar

Paulo Roberto postou a foto da embalagem nas redes sociais e o post viralizou 

Redação Jornal de Brasília

19/11/2019 10h53

Da redação
[email protected]

Um casal de turistas encontrou uma embalagem de salgadinho, que tinha uma data de validade de 2001, enquanto faziam uma trilha. O professor Paulo Roberto Baldacim Junior, de 24 anos, relatou que estava com a namorada a passeio quando achou o objeto entre o encontro do mar com o mangue. 

Em entrevista ao Portal G1, Paulo conta que o saco do salgadinho estava há uns cinco metros do mar. De início, ele achou incrível, já que adorava esse salgadinho exatamente nesta época. Porém, ele diz que se lembrou que isso já faz quase duas décadas e, infelizmente, aquele saco de salgadinho não tinha se decomposto. 

De acordo com o jovem, ele resolveu postar o ocorrido nas redes sociais como forma de alerta e informação aos amigos, já que muitos colegas são especialistas ambientais. A postagem teve grande repercussão, rendendo milhares de compartilhamentos em poucas horas. 

Na postagem, Paulo destacou que a embalagem deveria estar há praticamente 20 anos no mar. “Por algum motivo – negligência ou esquecimento – a embalagem que fora usada em seu consumo final por menos de dez minutos foi deixada na praia, então engolida pela maré alta e esquecida como uma ruína da civilização ocidental, ruína essa que demorará décadas para degradar”, escreveu. 

Para ele, o ocorrido demonstra a importância da conscientização com relação a preservação ambiental e ao descarte adequado do lixo. O caso ocorreu em Cananéia, litoral de São Paulo. 

De acordo com Cristiane Sampaio, professora de Química da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), o plástico leva cerca de 100 a 400 anos para se decompor. De acordo com a especialista, o plástico representa grande risco ao planeta. Ela afirma que se as coisas continuarem da mesma forma, irá chegar um tempo em que haverá mais lixo no mar do que animais marinhos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado