Menu
Na Hora H!

Transtorno de Personalidade Narcisista: Uma entrevista com Psicólogo especialista e referência em MG, Flávio Torrecillas

Jornal de Brasília

10/04/2023 0h01

Atualizada 11/04/2023 17h43

(Imagem: reprodução)

Flávio Torrecillas, é natural de Mariana/Minas Gerais, graduado em Psicologia, pós graduado em Psicologia da Saúde, com formação em Psicologia Humanista Existencial. 

Além de psicólogo clínico, Flávio é empresário e escritor, co-autor de dois livros – e escrevendo o terceiro!-  já publicados e renomados, como também de dois artigos científicos. 

Em suas redes sociais, Flávio já somam mais de 100 mil seguidores, com mais de 9 milhões de visualizações em suas hashtags. Resultado de seu conteúdo leve, que fornece conhecimento de maneira objetiva e segura.

Entrevistamos o Psicólogo Flávio Torrecillas, especialista em Narcisismo, que esclareceu algumas dúvidas comuns sobre o tema.

Como o narcisista lida com a derrota?

Flávio Torrecillas: Os narcisistas não sabem lidar com insultos, críticas, não sabem ouvir um “não” de ninguém, sem se sentirem ofendidos, eles vão levar sempre para o lado pessoal. Quando confrontado, o narcisista pode reagir com irritação, raiva, pode se tornar agressivo para disfarçar a própria insegurança, é uma tática que eles usam para lidar com a própria baixa autoestima. Isso porque, no fundo, são pessoas com a imagem distorcida, caráter duvidoso e emocionalmente, bem instáveis. Por isso, eles exaltam o próprio ego diminuindo as outras pessoas, assim eles podem se sentir maiores.

Como o narcisista reage quando há discussões no relacionamento?

Flávio Torrecillas: É importante ressaltar aqui que o narcisista não consegue ver ou analisar as situações como você, exceto pelo seu próprio ponto de vista. Eles são egoístas, rancorosos, vingativos e podem romper relações em um estalar de dedos, e muitas vezes por razões completamente imbecis. O narcisista tende a usar os seus pontos fracos para destruir os seus pontos fortes. Ele vai se posicionar com superioridade, vai invalidar seus argumentos, vai destruir a sua autoestima, por quê? Porque assim você perderá sua própria identidade, e cair na armadilha que ele deseja que você caia. Além disso, ele vai usar isso contra você mais tarde, eles tem um ego inflado e temem parecerem loucos ou descontrolados, por isso é perigoso discutir com ele. Para ele não se sentir assim, ele vai precisar te manipular até jogar a culpa em você. E quero deixar claro que não adianta você tentar agir com essa pessoa aplicando o seu padrão convencional de normalidade. Você não está louca, só está vivendo um abuso psicológico e eu sei como é difícil e doloroso aceitar que está vivendo isso, mas é necessário que você faça esse esforço mental para sair do seu padrão de normalidade, senão sua ficha nunca vai cair e você vai se manter sempre refém dele.

Os narcisistas têm consciência da crueldade que fazem com a vítima?  

Flávio Torrecillas: Quando um narcisista ou uma narcisista, porque o narcisismo pode estar presente em homens ou mulheres, quando ele ou ela te desvaloriza, te humilha, te trai, faz tratamento de silêncio ou quando chega a bater na vítima – eles podem ser muito violentos, principalmente o patológico, que tem um pé na sociopatia-, você acha que ele tá surtado ou fora de si, mas cognitivamente ele sabe o que faz, possui a consciência e às vezes até exerce de modo cruel mesmo. O narcisista goza com a desgraça alheia, ele tem um sistema de recompensa no cérebro na qual existe um prazer com a sua infelicidade. Eles são extremamente invejosos, e eles precisam do suprimento humano, ou seja, de outras pessoas para sentir que eles existem, porque isso traz sentido à vida dele. Então o narcisista planeja, programa, ele tem um padrão repetitivo que utiliza com todas as vítimas, então ele sabe o que faz. E por quê eu digo isso, porque a maioria deles sabem se comportar socialmente, eles não expõem em praça pública, eles sabem que isso não é socialmente aceito, e sabem o que é certo e errado. A diferença é que eles se alimentam desse ciclo doentio de manipulação. Por isso é fundamental construir conhecimento e autoconhecimento, porque é isso que vai dar poder a vocês. Não esperem que a mudança venha da outra pessoa.

Ao final da entrevista, Flávio Torrecillas revelou uma grande novidade: a criação de um grupo no Telegram onde irá partilhar com os integrantes, em primeira mão, suas reflexões, textos e participações suas em podcasts sobre Narcisismo e outros temas. O grupo tem o intuito de promover uma interação mais direta com os seguidores que acompanham e admiram o trabalho do psicólogo. 

Acompanhe mais sobre o trabalho do Psicólogo Flávio Torrecillas através das redes sociais e saiba mais sobre Transtorno de Personalidade Narcisista

Instagram @flaviotorrecillas

Tik Tok @flaviotorrecillas 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado