O Centro Espírita Axé das Almas, um terreiro de umbanda localizado em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, sofreu um ataque de depredação na madrugada deste sábado (13). Agressores incendiaram o local no bairro de Itaipuaçu e destruíram diversas imagens e utensílios religiosos.
Em resposta ao ocorrido, a prefeitura de Maricá emitiu uma nota de repúdio, sugerindo que o ataque pode ter sido motivado por intolerância religiosa, considerando os tipos de objetos que foram danificados.
A Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos está monitorando as investigações e oferece apoio e solidariedade ao terreiro. A Polícia Civil já abriu um inquérito para apurar o caso.
Mãe Nilce de Iansã, coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro), informou à Agência Brasil que ainda não tinha detalhes sobre o incidente. “Infelizmente, continuamos sofrendo com o racismo religioso. Fizemos uma pesquisa e levamos à ONU [Organização das Nações Unidas], mas ainda carecemos de políticas públicas que nos auxiliem nesse sentido”, afirmou Mãe Nilce.