Menu
Na Hora H!

Técnico de enfermagem morre em Sorocaba após estar na linha de frente contra a Covid-19

A equipe de Douglas estava em contato direto com os pacientes diagnosticados com coronavírus

Redação Jornal de Brasília

30/04/2020 16h54

Nathália Santana ainda não consegue se recuperar plenamente do baque que foi perder o marido, Douglas Barbosa de Medeiros, de 33 anos, para o coronavírus, no último domingo (26). “Estou recolhendo os pedaços de mim, tentando me fazer forte” desabafa. 

Douglas era técnico de enfermagem há 10 anos em um hospital de Sorocaba, em São Paulo, e estava  na linha de frente do combate ao coronavírus, há alguns meses. A mesma doença a qual Douglas lutava contra diariamente, tirou sua vida. 

A equipe de Douglas estava em contato direto com os pacientes diagnosticados com coronavírus. Mas a esposa diz que isso não o amedrontava e lembra que ele não hesitou de exercer sua profissão em nenhum momento. 

“Ficamos com medo quando ele soube que o setor dele seria o que atenderia aos pacientes com Covid-19. Chegamos a afastar toda a família, inclusive levamos nossa filha para morar com a minha mãe. Às vezes, ele chegava assustado em casa por conta da evolução dos pacientes, mas nunca hesitou”, lembra.

Segundo Nathália, o marido começou a sentir os sintomas no dia 30 de março, durante seu plantão, e foi afastado. No dia 8 de abril ele foi internado na UTI. “Daí em diante, não o vi mais. Ele saiu de lá 18 dias depois, dentro de um carro funerário”, lamenta Nathália.

Homenagem

Quando o carro funerário saiu do hospital com o corpo de Douglas, funcionários fizeram um corredor e aplaudiram o enfermeiro prestando homenagem. 

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e gerou comoção entre os internautas. 

“Sua luta foi linda. Você foi vencido aqui, mas ganhou o céu. Vá em paz, que Deus conforte todos os teus”, disse uma colega.

A esposa e outros familiares acompanharam a homenagem do lado de fora do hospital. 

“Eu queria que aquelas palmas todas fossem com ele saindo de lá e segurando aquela plaquinha que diz: ‘eu venci a Covid-19′”, diz a esposa. 

A Unimed Sorocaba, em nota, lamentou o fato. 

O Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde) também divulgou nota de luto pelo ocorrido. 

“É com grande tristeza que o Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região comunica o falecimento do técnico de enfermagem Douglas Barbosa de Medeiros, grande guerreiro e ‘vítima’ do combate à Covid-19. A diretoria do Sinsaúde expressa todos os seus sentimentos à família e amigos, em nome de toda a categoria da saúde”, diz a nota. 

‘Vi ele sendo sepultado de dentro do carro’

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que não haja velório para as vítimas do coronavírus. Por conta disso o corpo de Douglas foi direto para o cemitério. 

“Diferente de tudo aquilo que a gente conheceu nessa vida, eu tive uma perda e não me foi permitida uma despedida. Eu não o vi, não o velei. Só o vi sendo sepultado de dentro do carro, sem poder me despedir daquele que foi meu melhor amigo”, lamenta.

Douglas deixa uma filha de nove anos, que junto a mãe tenta seguir em frente apenas com memórias do pai. 

“Ele foi a minha melhor metade, o melhor pai que a minha filha poderia ter, um filho que nunca deu trabalho, um amigo que sempre colocou todo mundo no eixo. Era uma pessoa de pouquíssimas palavras, mas que sempre eram as certas. Tinha uma risada gostosa de ouvir. Amava a vida e marcou cada um que passou por ele”, finaliza Nathália. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado