Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Na Hora H!

RS emite alerta para surto de doença diarreica em 25 cidades

A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômitos e febre

Foto: reprodução

Nessa quinta-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde no Rio Grande do Sul emitiu um alerta para surto da Doença Diarreica Aguda, que já afeta cerca de 25 cidades do Estado.

A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômitos e febre.

Por meio de uma nota, a secretaria disse que os surtos da doença foram identificados desde o final de agosto e, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus.

A Vigilância Epidemiológica afirmou que uma investigação busca determinar a causa do surto em outros municípios. A doença é transmitida através do consumo de água ou alimentos contaminados.

No caso do norovírus, ela ainda pode ocorrer através de contato com superfícies contaminadas. O alerta da secretaria traz diversas recomendações para profissionais de saúde, escolas e creches.

A pasta da Saúde local indica que a população deve consumir apenas água, e buscar sempre a higiene das mãos, bem como lavar alimentos e utensílios.

De acordo com o porta Poa24horas, creches e escolas que preparam refeições devem guardar amostras, de 100g ou 100 ml, de todos os alimentos preparados, incluindo bebidas, em embalagens apropriadas para alimentos, de primeiro uso, identificadas com, no mínimo, a denominação e data da preparação, armazenadas por 72 horas sob refrigeração, em temperatura inferior a 5 ºC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE








Você pode gostar