Quem nunca acessou um site para fazer uma pesquisa qualquer e, de repente, começou a ver banners, propagandas e até receber emails e mensagens pelo WhatsApp GB sobre a pesquisa realizada, nunca acessou a internet.
No começo, essa “perseguição” assustava um pouco os navegantes, mas hoje em dia, é visto como algo normal, apesar de haver bastante discussão sobre privacidade e segurança digital.
Apesar de já ser algo com que as pessoas se acostumaram, muita gente não sabe como, exatamente, as empresas conseguem informações sobre o que elas pesquisam, os sites que acessam e suas intenções de compra e de consumo de conteúdo.
Na internet, basta pesquisar “notebook custo benefício” para que, em toda e qualquer página que se acesse, haja uma série de anúncios de notebooks dos mais variados sites – alguns já visitados pelo usuário, outros nunca acessados antes.
Qualquer mulher que tenha realizado pesquisas para comprar um presente para o Dia dos Namorados, com certeza tem visualizado constantemente imagens de anel masculino, camiseta de time, cintos e outros acessórios para homens e vários outros tipos de presentes comumente comprados próximos a essa data, e isso é resultado de estratégias focadas em captar, reter e conquistar clientes, realizadas com o auxílio de ferramentas digitais muito conhecidas, como a Leadlovers, o Adwords e várias outras.
Isso vale para todo e qualquer tipo de produto e serviço. Sistemas como o eNotas, serviços como meios de pagamentos, produtos digitais como o certificado digital Serasa, e até mesmo conteúdos que não envolvem vendas, como os produzidos por criadores de conteúdo que querem aumentar seu engajamento e alcançar mais públicos.
Fato é que hoje é muito fácil rastrear pessoas na internet e para quem tem curiosidade sobre como isso é feito, aqui estão algumas das formas utilizadas para fazer isso:
- Cookies nos Navegadores: Os cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu navegador quando você visita um site. Eles podem ser usados para rastrear suas atividades online, como os produtos que você visualizou ou adicionou ao carrinho em um site de compras.
- Pixel de Rastreamento: Algumas lojas online colocam pixels de rastreamento em suas páginas da web. Esses pixels são pequenos trechos de código que permitem que a loja acompanhe suas atividades, como quando você visita uma página específica ou realiza uma compra.
- Identificadores Únicos: As lojas podem atribuir identificadores únicos aos visitantes do site. Isso pode ser feito por meio de cadastros de usuários, endereços de e-mail ou até mesmo perfis de mídia social vinculados.
- Publicidade Direcionada: As lojas podem utilizar redes de publicidade online para exibir anúncios personalizados para você com base nas suas atividades online. Isso é feito utilizando dados coletados por meio de cookies e outros métodos de rastreamento.
- Dados de Navegação: As lojas podem obter informações sobre suas atividades na internet por meio de provedores de serviços de internet, provedores de pesquisa e outras empresas que coletam dados de navegação.
Esses métodos podem ser usados para diversos fins, como personalizar a experiência de compra, direcionar anúncios específicos para você e analisar tendências de consumo. No entanto, é importante notar que existem preocupações com a privacidade relacionadas ao rastreamento online, e muitos usuários optam por tomar medidas para limitar ou bloquear o rastreamento de suas atividades na internet.