Transformando Professores em Autores: O Sucesso da CPA no Reconhecimento Docente
A carreira docente é, sem nenhuma dúvida, uma das mais nobres escolhas profissionais que um indivíduo pode fazer. Responsável por formar outros profissionais e contribuir para o bem e avanço da sociedade como um todo, os professores, no entanto, não recebem o devido reconhecimento.
Além disso, esses profissionais precisam enfrentar jornadas de trabalho desgastantes, situações estressantes dentro da sala de aula e um retorno financeiro muito abaixo do que produzem.
Em meio a este cenário caótico, fica evidente a importância da abertura de portas para que esse mercado seja ampliado, possibilitando aos professores uma estrutura de trabalho mais confortável e com uma remuneração à altura.
“Quando um professor escreve uma questão de prova, por exemplo, é um material que será utilizado por milhões de alunos em todo o Brasil. Então, ele está, na verdade, levando seu conhecimento e aquilo que acredita para o mundo,” reflete Luzia Hippolyto, professora e CEO da CPA (Comunidade Professor Autor).
A CPA surgiu no auge da pandemia em 2020, quando centenas de escolas fecharam e consequentemente, professores perderam seus empregos. Hippolyto, então, decidiu levar seus conhecimentos adquiridos ao longo de 20 anos de carreira para outros professores, por meio de um curso de elaboração de questões de prova, o que possibilitaria a estes profissionais a tão necessária renda extra.
“O mercado editorial, tão carente de professores capacitados à elaboração de materiais didáticos, entendeu que a CPA contava com profissionais aptos para essa ação. Então, passamos a ser uma empresa que forma o professor e o insere no mercado editorial”, explica.
Empoderamento, Inserção e Reconhecimento ao Professor

Foto: Luzia Hippolyto, professora e CEO da CPA (Divulgação)
Fundada em Brasília, a CPA é uma empresa de alcance nacional. A Comunidade conta com 2 mil professores distribuídos pelo Brasil e neste tempo de atuação, o faturamento também impressiona: segundo sua idealizadora, 3 milhões de reais já foram recebidos de grupos, sistemas e plataformas educacionais.
Preocupada também em proporcionar experiências cada vez mais completas, a CPA está comprometida em realizar encontros anuais presenciais para os membros da comunidade. Em 2021, o evento foi realizado em Brasília. Em 2022, em Fortaleza. E em 2023, foi a vez de São Paulo receber o encontro.
“Não é sobre uma empresa. É sobre um movimento de empoderamento, inserção e reconhecimento ao professor”, finaliza.
Para conhecer mais sobre a CPA, acesse: https://professorautor.com.br/