Uma operação da Polícia Civil de Santo André resultou, nesta terça-feira (23), na prisão de 20 pessoas suspeitas de envolvimento em esquema de falsificação de bebidas alcoólicas e na apreensão de quase mil caixas de cerveja. A ação foi conduzida pelo Núcleo Pró-Carga, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE/SAE), em cumprimento a mandado de busca e apreensão em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com as investigações, as bebidas eram desviadas nos municípios de Ribeirão Pires e Mauá e revendidas em Santo André. No galpão alvo da operação, os policiais flagraram os suspeitos trocando rótulos e tampas, além de substituir o conteúdo original por líquidos de qualidade inferior, sem qualquer tipo de controle sanitário.
No local, foram encontrados diversos materiais usados na adulteração, incluindo garrafas, rótulos, tampas, vasilhames e prensas manuais. Também foram apreendidos um micro-ônibus, uma caminhonete, uma kombi e uma van. Entre as bebidas recolhidas estavam 432 caixas de cerveja Skol, 486 caixas da marca Belco, além de outros lotes de garrafas, tampinhas e recipientes vazios.
Os agentes ainda localizaram equipamentos como empilhadeira, carrinho de paletes, barris de chope, cilindro de gás, barricas de cola, além de máquina de cartão, impressora portátil e cadernos usados no controle da atividade criminosa.
Todos os envolvidos foram autuados por adulteração de produto alimentício, associação criminosa e crimes contra as relações de consumo.