Menu
Na Hora H!

PMs penduram placa de ‘100º preso’ em suspeito detido

Órgão irá à Justiça para que os militares sejam responsabilizados

Redação Jornal de Brasília

01/11/2019 9h03

Da redação
[email protected]

A polícia prendeu nesta quinta-feira (31), três homens suspeitos de integrar uma quadrilha de roubos de carga. Ao fim da ação, fruto de um monitoramento de quatro meses feito pela Superintendência de Inteligência e Análise (SIA) da PM, os policiais penduraram uma placa “comemorativa” de 100º preso em um dos suspeitos. Um deles era Darlon Correia Formoso da Silva, vulgo DL, apontado com um dos gerentes do tráfico. 

A  quadrilha é do morro do do Salgueiro, na Tijuca-RJ. Para o coordenador de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Rio, Emanuel Queiroz, policiais descumpriram uma série de mandamentos constitucionais. O órgão irá à Justiça para que militares sejam responsabilizados. 

De acordo com Emanuel Queiroz, quem lavra e prende é delegado de polícia. A atitude de um PM de botar uma pessoa em uma situação destas já vulnera a lógica, porque ele deteve alguém, mas não tem o poder de prender, condenar. 

Ele afirma ainda, que uma Ação Civil Pública da Defensoria, aceita pela Justiça, condena o Estado do Rio a não expor mais peças como esta, e reclama que a decisão não é respeitada. 

Para o ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente, a atitude configura uma humilhação, e responsáveis deveriam ser punidos. 

O número de presos pela CPP este ano, de acordo com a Coordenadoria, chegou a 102. Os outros dois capturados na operação foram Daniel Félix da Silva, mais conhecido como ‘Dani’, e Walace de Matos Marques, conhecido como ‘Branco’. No confronto, eles atiraram nos policiais, mas foram cercados e presos. A polícia apreendeu uma pistola calibre .40.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado