A Polícia Militar desmantelou uma rinha de pássaros neste domingo (16), em Barbalha, no Cariri cearense. Durante a ação, realizada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) no Sítio Mata dos Dudas, os agentes resgataram 30 canários-da-terra, espécie muito visada pelo tráfico de animais silvestres e que pode alcançar valores de até R$ 90 mil no mercado ilegal.
Três homens — um de 39 anos e dois de 66 — foram conduzidos à delegacia da cidade, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998. A legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
A operação teve início após uma denúncia anônima que indicava criação irregular e maus-tratos. Ao se aproximarem do local, os policiais perceberam intensa movimentação de motocicletas e seguiram uma trilha que levava a uma área de mata. No ponto indicado, encontraram a rinha em andamento; várias pessoas participavam da atividade ilícita, mas parte do grupo conseguiu fugir com a chegada das equipes.
Além das aves, foram apreendidas 16 caixas de transporte e duas gaiolas utilizadas nas competições clandestinas. Os animais foram encaminhados à ONG BiodiverSe, onde passam por avaliação veterinária, triagem e cuidados de reabilitação antes da possível devolução ao habitat natural.