A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (28), a Operação Zero Bala para desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar no comércio ilegal de armas e munições destinadas a abastecer conflitos armados na Terra Indígena Cacique Doble, no norte do Rio Grande do Sul.
A ofensiva policial resultou no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva nas cidades de Florianópolis, em Santa Catarina, e de Passo Fundo, Cacique Doble e Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul. Também foram executados seis mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Florianópolis, Passo Fundo e Cacique Doble. Todas as ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal.
Investigação começou após flagrante em 2023
As investigações tiveram início a partir de uma prisão em flagrante realizada em 2023 pela Brigada Militar. Na ocasião, os policiais apreenderam diversas munições de diferentes calibres que eram transportadas em um veículo, fato que levantou suspeitas sobre a existência de um esquema estruturado de fornecimento ilegal de armamentos.
Com o avanço das apurações, a Polícia Federal identificou indícios de que o grupo atuava de forma organizada para abastecer confrontos armados na região, ampliando o alcance e a gravidade das investigações.
A PF segue com as diligências para aprofundar a identificação de outros envolvidos e esclarecer toda a cadeia de fornecimento ilegal de armas e munições ligada ao caso.