A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º de outubro), a Operação Enlace, com o objetivo de investigar uma organização criminosa especializada em crimes relacionados à regularização migratória de estrangeiros no Brasil.
A organização é acusada de aliciar mulheres brasileiras para se casarem simuladamente com estrangeiros, especialmente de origem chinesa, em troca de pagamento. O intuito era legitimar a permanência desses estrangeiros no país por meio de casamentos fraudulentos. As investigações começaram em 2021, após uma denúncia sobre fraudes em pedidos de residência baseados em casamentos com nativas.
Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Recife e Caruaru, todos emitidos pela 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, na Subseção Judiciária de Caruaru. Os crimes investigados incluem formação de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 19 anos de reclusão.