Na manhã desta quarta-feira (4/12), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Infectus para desarticular um grupo criminoso envolvido na compra e venda de armas, munições e drogas em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal.
A apuração começou em março de 2023, após a prisão em flagrante de um homem acusado de tentar passar uma nota falsa de R$ 200 durante uma festa no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na ocasião, ele foi detido pela Polícia Militar.
Ao aprofundar as investigações, a PF identificou indícios de que o suspeito também estava envolvido no tráfico de armas e drogas. Ele seria responsável por abastecer o mercado criminoso no Entorno do DF com munições e armamentos de diversos calibres, incluindo materiais de uso restrito.
O principal investigado é apontado como líder de uma associação criminosa composta por outros seis indivíduos, todos residentes em Luziânia. Os envolvidos possuem passagens pela polícia por diversos crimes, reforçando os indícios de suas atuações no tráfico de drogas e armas.
A operação busca desarticular a logística do grupo, que, segundo a PF, exerce influência significativa na região e coloca em circulação armamentos utilizados em atividades ilícitas.