Menu
Na Hora H!

PF cumpre oito mandados de busca em operação que investiga candidaturas-laranja

Investigações apontam que uma candidata recebeu R$ 240 mil de fundo eleitoral, mas recebeu apenas seis votos na eleição

Redação Jornal de Brasília

21/11/2019 12h17

Da redação
[email protected]

Nesta quarta-feira (20), a Operação Citrus cumrpiu oito mandados de busca e apreensão. A Polícia Federal investiga a prática de crimes eleitorais com o uso de candidaturas-laranja. Pelo menos 16 pessoas foram ouvidas pela polícia. 

As investigações apontam que o partido Democratas (DEM), usava candidatas-laranja para desviar recursos do fundo eleitoral na campanha de 2018. Há um total de 37 pessoas investigadas na operação. 

Uma candidata laranja, segundo a PF, teria recebido uma quantia de R$ 240 mil do fundo eleitoral, mas teve um número inexpressivo de apenas seis votos nas eleições. Em alguns municípios, houve contratação de cabos eleitorais e coordenadores de campanha, mas essa candidata não teve sequer 1 voto.

Conforme a PF, representantes locais desse partido teriam ocultado, disfarçado e omitido movimentações de recursos financeiros provenientes do fundo partidário. Além disso, as investigações apontam que os valores de 30% do fundo eleitoral, destinados para candidatas mulheres, foram aplicados de forma fictícia ou desviados para outros candidatos.

Os investigados podem responder por associação criminosa, desvio de recursos eleitorais e fraude na prestação de contas (caixa dois eleitoral), além de lavagem de dinheiro. A operação foi deflagrada no Acre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado