Uma operação conjunta realizada pela Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) resultou na apreensão de 621,3 kg de substância análoga a cloridrato de cocaína em Comodoro, cidade localizada a 667 km de Cuiabá, na última segunda-feira (23). Durante a ação, dois suspeitos morreram em confronto com as forças policiais.
A operação ocorreu em uma terra indígena na região, onde os suspeitos, que seriam membros de uma facção criminosa, utilizavam uma pista de pouso clandestina para o tráfico de drogas, transportando os entorpecentes em uma aeronave. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram os suspeitos retirando fardos de dentro do avião e amarrando-os na garupa de motocicletas.
O confronto teve início quando os policiais tentaram abordar o grupo e foram recebidos com disparos de arma de fogo, o que levou à troca de tiros. Um dos suspeitos que atirava estava dentro da aeronave. Outro suspeito, armado com uma espingarda, foi encontrado morto próximo ao local do confronto. Outros seis indivíduos conseguiram fugir para a mata.
Além da grande quantidade de droga, a operação resultou na apreensão da aeronave utilizada pelos criminosos, duas armas de fogo e cinco motocicletas, que foram encaminhadas para a Polícia Federal em Cáceres, Mato Grosso.