Menu
Na Hora H!

Pesquisa aponta crescimento no número de cães que sofrem com ansiedade

Alguns sintomas nos cachorrinhos exigem cuidados: o latir compulsivo, hiperatividade e destruição de objetos pela casa

Redação Jornal de Brasília

09/03/2020 10h40

Puppy on ottoman

Se você acha que só os seres humanos podem ficar ansiosos ou estressados, está enganado. Mais do que nunca, estudiosos de todo o mundo buscam detectar esse tipo de sofrimento nos animais.

Um estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, revelou que o número de cães que sofrem com transtorno de ansiedade tem aumentado consideravelmente.

Os cientistas avaliaram 14 mil cachorros durante a pesquisa. Eles descobriram que esses animais apresentaram comportamentos ligados ao estresse, ansiedade e até algumas fobias.

Para os pesquisadores, existem alguns motivos envolvidos. Um deles é a maneira como o pet “absorve” o comportamento de seus tutores.

Pessoas ansiosas criam cães e gatos ansiosos

Responsáveis que sofrem com Síndrome de Burnout, por exemplo, podem transferir aos seus animais de estimação os mesmos sintomas. Isso porque muitos podem chegar em casa estressados e descontar suas frustrações nos cães.

O estudo levou em conta também a vida nos grandes centros urbanos, que pode ser acompanhada de excessos de ruídos e que perturbam consideravelmente os animais.

Alguns sintomas nos cachorrinhos exigem cuidados: o latir compulsivo, hiperatividade e destruição de objetos pela casa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado