Menu
Na Hora H!

Pescador pisa em peixe-leão venenoso e sofre convulsões e paradas cardíacas no Ceará

Na Praia de Bitupitá, Ceará, um pescador sofreu um acidente envolvendo um peixe-leão resultando em dores, convulsões e duas paradas cardíacas

Redação Jornal de Brasília

26/04/2022 12h04

Foto: Fábio Borges/Acervo pessoal

Na Praia de Bitupitá, em Barroquinha, no interior do Ceará, um pescador sofreu um acidente envolvendo um peixe-leão. O homem pisou no animal, resultando em dores, convulsões e duas paradas cardíacas. A espécie envolvida é altamente venenosa e já foi encontrada em diversos locais do litoral cearense, inclusive em pontos turísticos famosos, como Jericoacoara.

O pescador foi identificado como Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos. Segundo Ana Vitória Alves Laurindo, mulher dele, o jovem sofreu dores na região onde foi furado e teve convulsões e duas paradas cardíacas. O pescador ficou internado durante seis dias por conta do acidente.

Embora os acidentes com o peixe-leão raramente sejam letais, o animal injeta uma toxina neuromuscular que pode causar sintomas como febre e convulsões.

Até esta segunda-feira (25), Francisco Mauro segue com dores no peito e no local da picada, mas a mulher dele disse que houve evolução no quadro de saúde — inclusive recebendo alta do hospital.

Encontrado entre Bitupitá e Itarema

Conforme biólogos, o peixe-leão é venenoso e prejudicial para o turismo, pesca e economia. Ele pode soltar veneno pelas nadadeiras dorsais, não possui predadores naturais e se reproduz rapidamente. A pesquisa do Labomar encontrou, em 2022, oito destes animais em água rasa.

“Nós recebemos a informação através de pesquisas que nós estamos fazendo com este animal que por enquanto ele está desde Bitupitá até Itarema, no litoral cearense”, explica o professor. Os trechos do litoral cearenses citados por ele estão distantes cerca de 200 km.

O peixe-leão é considerado uma das espécies mais invasoras e de risco global. Ele se alimenta de invertebrados, como camarões. É um peixe agressivo, além de ser peçonhento, e possui 18 espinhos venenosos capazes de provocar acidentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado