Menu
Na Hora H!

Perigo: desafio que viralizou na web pode causar danos no crânio e coluna

Para especialistas, a queda pode danificar o crânio, cérebro e coluna

Redação Jornal de Brasília

13/02/2020 16h21

Atualizada 14/02/2020 8h06

Vídeos de uma brincadeira de mau gosto em que jovens dão uma rasteira em colegas têm deixado pais, professores e médicos preocupados. No “desafio”, um dos jovens é instruído a pular, os outros dois que ficam no chão  aplicam um chute nas pernas de quem está no ar. Isso faz com que a pessoa caia e bata a cabeça no chão. Para especialistas, a queda pode danificar o crânio, cérebro e coluna. 

Morte

Em Mossoró, Emanuela Medeiros da Costa, 16 anos, morreu em novembro do ano passado enquanto participava da brincadeira.  A jovem teve traumatismo craniano, chegou a ser socorrida, mas não resistiu.  Os adolescentes envolvidos no desafio e a família da garota estão sendo acompanhados por psicólogos  e assistentes sociais.

Emanuela Medeiros da Costa

Riscos

João Paulo Bergamaschi, ortopedista, diz que as pessoas não tem noção de quais traumas podem acontecer. “As pessoas que idealizaram não se atentaram à gravidade. É uma brincadeira que pode levar à morte, tanto que vitimou a adolescente no Rio Grande do Norte. O risco principal é para a cabeça. Quando se cai de costas, a cabeça fica muito exposta a ter um trauma direto, no crânio, ou uma lesão interna.”

Responsável pelos movimentos dos nossos membros, a coluna também pode ser abalada. “O movimento de ‘chicote’ (vai e vem) no pescoço pode causar um dano irreversível na coluna vertebral, deixar o indivíduo paraplégico“, diz Bergamaschi.

O TikTok, aplicativo de vídeos, lembrou da segurança de seus usuários é vital e vai excluir da rede qualquer vídeo que seja denunciado por ser perigoso.

O aplicativo TikTok informou que dá prioridade a segurança e ao bem-estar dos usuários e vai remover da plataforma “qualquer conteúdo perigoso que seja denunciado”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Vídeo mostra jovem que desmaia durante o ‘quebra crânio’:

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado