Menu
Na Hora H!

Pedreiro carrega cisto gigante no rosto há mais de 20 anos

Cisto só pode ser retirado com cirurgia. Atualmente, a situação causa graves problemas de autoestima no homem 

Redação Jornal de Brasília

18/10/2019 8h09

Da redação
[email protected]

Um homem, de 56 anos, espera ansiosamente por uma cirurgia que promete resolver o problema de saúde e melhorar a autoestima dele. Osvaldo Paulo de Lima, de 56 anos, tem um cisto gigante no rosto que só pode ser retirado com cirurgia. 

De acordo com o pedreiro, o cisto apareceu de maneira discreta no rosto dele há 20 anos, mas começou a crescer. Osvaldo conta que era um caroço bem pequeno no começo, que não deu muita atenção, mas foi crescendo e ele resolveu procurar ajuda. 

Osvaldo é morador de Praia Grande-SP. Ainda segundo ele, ele procurou uma Unidade de Pronto Atendimento quando o cisto já havia atingido o tamanho atual. Ele explica que era um líquido que foi endurecendo aos poucos. Hoje só pode ser retirado com cirurgia. 

Um fator que complicou o atraso no tratamento foi a ausência de meio de transporte que Osvaldo diz que não tem condições de pagar. Porém, ele afirma que ainda não há previsão para ser submetido ao processo cirúrgico. 

Atualmente, o cisto se estende por toda região da bochecha do paciente e já começa a dificultar a fala devido ao tamanho. 

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado  informa que o último atendimento ao paciente foi uma tomografia realizada em 2014. A pasta afirma ainda que, desde então, não foi notificada para agendamento de consultas ou procedimento cirúrgico. 

Já a prefeitura de Praia Grande, esclarece que o paciente não compareceu às duas consultas agendadas no Centro de Especialidades Médicas (Cemas), nos dias 7 de maio de 2019 e, recentemente na última terça-feira (15). 

A Secretaria de Saúde Pública explica que sem a avaliação do especialista, não é possível dar sequência ao atendimento. A secretaria solicita ainda que o paciente compareça a Unidade de Saúde que está cadastrado para que possa retomar o atendimento e realizar os procedimentos necessários.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado