Menu
Na Hora H!

PCDF deflagram Fase 3 da Operação Payback

Nesta quarta, 20, a PCDF deflagrou terceira fase da Operação Payback em desfavor de suspeitos que realizavam transações bancárias

Redação Jornal de Brasília

20/07/2022 9h12

Foto: Reprodução/ PCDF

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), deflagrou terceira fase da Operação Payback em desfavor de suspeitos que realizavam transações bancárias fraudulentas.

Os policiais cumpriram nove mandados judiciais de busca e apreensão na região administrativa da Ceilândia. O valor total da fraude está estimado em, aproximadamente, R$ 2,6 milhões, apenas no Distrito Federal.

No total das três fases da operação foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 26 deles de prisão temporária.

Os indivíduos foram ouvidos formalmente, alguns confessaram a prática criminosa, esclarecendo pontos importantes para continuidade das investigações, e alguns deles chegaram a realizar a devolução dos valores obtidos ilicitamente.

Os fatos ocorreram no último final de semana de março de 2022, período em que foram identificadas diversas fraudes bancárias praticadas a partir da manipulação de aplicativos da instituição financeira, que, durante certo tempo, estava com um erro, que permitia que o cancelamento de uma operação de agendamento de Pix retornasse ao cliente, um crédito de valor idêntico, na mesma conta utilizada para a realização da operação.

Após creditados, os valores eram transferidos para outras contas bancárias ou utilizados para pagamento de boletos e em compras diversas. Pelo apurado, as condutas indicam a prática do crime de furto mediante fraude eletrônica, com pena de quatro a oito anos de reclusão e, possivelmente, de associação criminosa, com pena de um a três anos de reclusão.

A operação, desta quarta, 20, foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF) e contou com apoio de outras unidades do Departamento de Polícia Especializada da PCDF, da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA).

O nome da operação Payback faz referência à tradução da palavra inglesa ‘retorno’ e, dentro do universo dos negócios, designa um cálculo para que o investimento inicial seja recuperado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado