Um passageiro de nacionalidade belga foi preso no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), no sábado (18), após tentar embarcar com 18 aves da fauna brasileira escondidas dentro da bagagem.
De acordo com a Polícia Federal (PF), durante a inspeção de rotina por raio-X, os agentes identificaram diversas caixas pequenas com material biológico dentro de uma mala. Ao revistarem o conteúdo, encontraram 18 pássaros vivos, transportados de forma irregular e em condições precárias.
O Ibama foi acionado e confirmou que as aves pertencem a espécies nativas em declínio populacional, sendo encaminhadas para cuidados veterinários. Entre elas, estavam:
- 2 tangarazinhos;
- 5 saíras-sete-cores;
- 7 saíras-douradinhas;
- 2 saíras-militar;
- 2 saíras-da-terra.
O estrangeiro, que viajaria para a França, não apresentou qualquer autorização para captura ou transporte dos animais. Segundo a PF, ele já havia visitado o Brasil 11 vezes desde 2023, o que levantou suspeitas de envolvimento em tráfico internacional de animais silvestres.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal no aeroporto. Ele será apresentado à Justiça Federal e poderá responder pelos crimes de tráfico de animais silvestres, receptação e maus-tratos.