Menu
Na Hora H!

Paciente aguarda na calçada e não é atendida em UPA superlotada

O diretor da UPA, Henrique Costa, se retratou e disse que está tentando encontrar a mulher para fazer seu atendimento

Redação Jornal de Brasília

01/06/2020 16h34

Na noite deste domingo (31), uma mulher esperou por atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na calçada da unidade médica, em Parnamirim, na Grande Natal. Por conta da superlotação em decorrência a pandemia de coronavírus a UPA amanheceu de portas fechadas e a mulher precisou ir embora para casa com a ajuda de familiares e sem atendimento médico. 

No vídeo, obtido pelo Jornal de Brasília, é possível ver uma mulher no chão, perto da porta da frente da unidade, que estava fechada. 

Enquanto um dos familiares ajuda a mulher, outros protestam. “A gente aqui esperando atendimento na calçada. Vão deixar morrer quantos aqui? É desumano”, disse um dos familiares. 

v. “Ela realmente passou alguns minutos lá na frente e depois foi embora com os familiares. Entramos em contato com as outras unidades para saber do quadro dela, mas não a encontramos. Estou fazendo algumas ligações para achar a paciente e iremos fazer uma visita na casa dela para verificarmos a gravidade do caso”, explicou. 

Quando a mulher chegou ao local, no domingo, um aviso na porta alertava quanto a sobrecarga de demanda na unidade. “devido à alta demanda, a UPA se encontrava impossibilitada de receber novos pacientes”, dizia.

A UPA, com capacidade para atender 19 pessoas, atendia mais de 26 pacientes, sendo que 22 eram de casos relacionados à Covid-19. 

Nesta segunda-feira (1), a Prefeitura de Parnamirim inaugurou o hospital de campanha do município com 14 leitos clínicos de internação para tratamento do novo coronavírus. 

Segundo a secretaria de saúde de Parnamirim, a ideia é desafogar os atendimentos na UPA de Nova Esperança, onde o caso ocorreu, e estabilizar pacientes até que eles possam ser transferidos com segurança para uma UTI.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado