O Ministério Público do Estado de Goiás deflagrou, na quarta-feira (28), a Operação Rasante com o objetivo de conter a expansão da facção criminosa Primeiro Comando da Capital em território goiano e no Entorno do Distrito Federal. As investigações indicam que o grupo vinha adotando uma estratégia estruturada para recrutar novos integrantes na região.
Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara das Garantias. A ofensiva é resultado do aprofundamento de apurações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, em atuação conjunta com órgãos parceiros de segurança pública.
Além das medidas relacionadas à Operação Rasante, os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão vinculados à Operação Vigília, deflagrada em 22 de outubro de 2025. Essa ação anterior levou ao oferecimento de seis denúncias criminais após a identificação de que outros 11 indivíduos integravam a organização criminosa investigada.
Segundo o MPGO, as apurações revelam um esforço coordenado da facção para ampliar sua influência em Goiás e no Entorno do DF, o que motivou a intensificação das ações repressivas. As investigações seguem em andamento para identificar novos envolvidos e desarticular por completo a estrutura criminosa instalada na região.