Menu
Na Hora H!

Operação da PF desarticula declaração falsa em prestação de contas eleitorais

72 agentes federais estão cumprindo 34 mandados de busca e apreensão

João Victor Rodrigues

13/08/2024 10h23

captura de tela 2024 08 13 102242

Foto: PF

A Polícia Federal (PF) lançou nesta terça-feira (13) a Operação Coactum III, voltada para investigar crimes como declaração falsa em prestação de contas eleitorais, conhecido como “caixa dois”, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e outros possíveis delitos contra a administração pública.

Ao todo 72 agentes federais estão cumprindo 34 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens, em Bagé (RS), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). A ação foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Essa operação é um desdobramento da Operação Coactum II, realizada em maio de 2024, durante a qual foram apreendidos mídias, dinheiro em espécie e diversas provas relacionadas aos crimes investigados. Naquela ocasião, dois servidores foram presos em flagrante por peculato, após serem encontrados com valores desviados de funcionários municipais.

Os alvos das medidas judiciais incluem agentes políticos e funcionários públicos municipais suspeitos de participar na ocultação e dissimulação dos recursos desviados.

O nome “Coactum” faz referência ao caráter compulsório das contribuições, em que servidores são forçados a entregar parte de suas remunerações sob ameaça de exoneração.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado