Na sétima fase da Operação 404, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou um grande esforço para combater crimes contra a propriedade intelectual na internet. A operação resultou no bloqueio de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais.
Durante a ação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão. Conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram removidos, e houve a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca, além da remoção de perfis e páginas em redes sociais. Materiais relacionados aos crimes também foram apreendidos.
A operação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas, da Diretoria de Operações e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e contou com a participação das Polícias Civis de vários estados brasileiros, além dos Ministérios Públicos de São Paulo e Santa Catarina. A ação também teve apoio de órgãos internacionais e associações de proteção à propriedade intelectual de países como Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Reino Unido.
Os investigados são suspeitos de distribuir conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, uma prática que causa danos significativos à economia e à indústria criativa, além de infringir os direitos de autores e artistas.