Menu
Na Hora H!

Obesidade faz com que mulher crie vaquinha para operação bariátrica

As dificuldades começaram quando a dona de casa desenvolveu obesidade. Na época, ela tinha 88 kg, 48 kg a menos que atualmente

Marcus Eduardo Pereira

03/09/2019 21h18

Com 136 kg e 1,59 m de altura, a baiana Elza Cardoso, de 41 anos, enfrenta dificuldades para andar, trabalhar e realizar outras atividades do cotidiano, além de problemas de saúde, como diabetes e hipertensão.

Com toda essa dificuldade, a baiana criou uma vaquinha online no dia 29 de agosto e pretende fazer um bingo para arrecadar dinheiro.

Para combater a obesidade, a baiana pede ajuda para fazer uma cirurgia bariátrica. Elza já buscou o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não conseguiu, além de não ter como pagar na rede particular.

Moradora da cidade de Entre Rios, a cerca de 128 km de Salvador, a baiana mora sozinha, em uma casa ao lado da residência da mãe, já idosa, e recebe auxílio de amigos e familiares, incluindo o filho de 25 anos e a nora, para manter o imóvel.

Obesidade

As dificuldades começaram quando a dona de casa desenvolveu obesidade. Na época, ela tinha 88 kg, 48 kg a menos que atualmente.

“Sempre fui gordinha, mas não era tanto. De uns 4, 5 anos para cá eu comecei a engordar até chegar a esse peso. Eu faço dieta e tudo, mas não dá resultado”, conta.

Vendedora autônoma, Elza mostrava produtos de porta em porta, mas, com o sobrepeso, não conseguiu mais trabalhar.

“Minhas pernas são muito inchadas, tenho dificuldade para andar, sinto muita dor no joelho. Eu não ando sozinha. Para ir ao médico, peço ajuda a colegas que têm carro”, lamenta.

“A ideia surgiu com o bingo, só que aí as pessoas que estão ajudando a organizar me disseram que só o bingo não daria. Por isso, tiveram essa ideia da vaquinha”, explica.

Na vaquinha, o objetivo é arrecadar R$ 5 mil. Contudo, até a segunda-feira (2), nenhuma doação havia sido feita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado