Menu
Na Hora H!

O que é bom para desentupir cano de esgoto?

Jornal de Brasília

20/07/2021 15h06

Atualizada 31/07/2021 12h08

Um problema de entupimento de esgoto pode acontecer em qualquer casa ou comércio e mesmo em certos níveis de bloqueio isso  é normal. E pode ficar tranquilo, pois não é difícil encontrar o que é bom para desentupir cano de esgoto. 

 

Como isso é normal e fácil de acontecer, é importante entender como lidar com esse problema. Inclusive alguns métodos caseiros bem famosos, que podem ser utilizados de maneira emergencial, mas nunca definitivo. 

Uma vez que o melhor é sempre contratar uma desentupidora profissional

 

É sempre necessário se lembrar também que a prevenção é a melhor maneira de evitar o entupimento, mas mesmo na casa com pessoas mais cuidadosas pode ocorrer entupimento de canos. 

 

Antes de entrarmos nas dicas do que é bom para desentupir o cano de esgoto é sempre bom relembrar que deve-se evitar jogar lixo nas pias, sanitários, canos de esgoto e nos ralos.

Além disso, uma ótima dica de prevenção que poucos conhecem é que pelo menos uma vez por semana é bom jogar um litro de água fervente nos ralos e canos, isso ajuda a limpar e derreter a gordura presa nos canos. 

Agora vamos ao que interessa, dicas para desentupir os canos de esgoto na sua casa!

 

3 maneiras de desentupir canos de esgoto

Abaixo reunimos algumas das melhores práticas para desentupir o cano de esgoto de maneira prática, rápida e principalmente com tudo que você já tem em casa, sem a necessidade de gastar a mais. 

Bicarbonato é universal

Uma excelente forma de desentupir o encanamento do esgoto sem precisar de muito esforço físico nem precisar desmontar o cano ou sifão da pia  é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre. 

Esses dois ingredientes são bem fáceis de serem encontrados e quase todo mundo tem em casa, e mesmo quem não tem eles podem ser encontrados em qualquer supermercado. 

O desentupimento acontece, pois a mistura dos dois elementos causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar a gordura e outros resíduos que podem estar obstruindo o cano.

 

Para realizar o desentupimento com esses produtos basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano e deixe agir. Depois é só ferver um pouco de água e jogar no cano. 

Há quem coloque também um pouco de suco de limão no cano, pois vai reagir ainda mais rápido e de forma ainda mais potente. 

 

Água fervente com ingredientes caseiros

Água quente é uma grande aliada não só na prevenção dos entupimentos, como falamos acima, uma vez que é recomendado jogar água quente nos canos regularmente,  mas é eficiente também na desobstrução de canos e ralos quando aliadas aos ingredientes corretos.

Um dos modos de conseguir desentupir o cano de esgoto com água quente é colocando também um pouco de fermento em pó. Você colocar umas duas ou 3 colheres e então jogar a água por cima. Esse método funciona parecido com o do bicarbonato. 

Também funciona colocar detergente e a água quente no cano, isso deve ser feito do mesmo modo que o anterior, mas o ideal é deixar o detergente um pouco dentro do cano e depois jogar a água. 

 

Desentupidor de borracha

Um método simples, mas que pode ser bem eficaz é usar o desentupidor de borracha em quase todas as casas. 

No caso se não tiver em qualquer lojinha você acha, e existem de vários tamanhos, o ideal é que você tenha um para o banheiro e outro para pia. O da pia inclusive pode ser menor, já que ele funciona com o vácuo de ar, então é preciso vedar completamente a entrada do cano. 

Para usar esse tipo de desentupidor você só precisa colocar ele na entrada do cano e fazer pressão. Esse tipo de método de desentupimento só funciona se o cano estiver cheio de água. 

 

O que não é recomendado

Antes de sair tentando desentupir o cano de esgoto com qualquer método caseiro, precisamos fazer alguns alertas. 

Muitas vezes na vontade de desentupir rápido pegamos qualquer coisa para fazer o desentupimento. Mas ao encontrar obstáculos, não tente usar uma  vassoura ou outros objetos duros que possam rachar ou quebrar o cano. Canos quebrados requerem mais trabalho e dinheiro para consertar.

Evite também despejar produtos químicos nos canos de esgoto, pois tudo o que é lançado na rede de esgoto vai parar na estação de tratamento de esgoto e pode prejudicar a qualidade da água e o meio ambiente, sem falar que certos produtos químicos podem danificar a tubulação.

Um desses exemplos é a soda cáustica, ela pode até resolver melhor os canos entupidos, porém pode contaminar a água, corroer os canos e ainda em contato com a pele de quem está usando pode causar queimaduras, por isso, esse método não é recomendado. 

Chame uma desentupidora

Apesar das dicas que falamos acima para desentupir cano de esgoto de maneira caseira, queremos reforçar a importância de chamar uma empresa desentupidora. 

A empresa tem funcionários qualificados e treinados para resolver o problema de maneira rápida e fácil. 

Além disso, a desentupidora tem todo o material para executar o método mais rápido e fácil para a sua necessidade. 

E o melhor de tudo, tem garantia de que o serviço será feito de maneira definitiva, logo você não precisa se preocupar com canos entupidos tão cedo. 

Invista em uma desentupidora que você não vai se arrepender, inclusive pode ficar até mais barato do que métodos caseiros além de você ter menos trabalho. 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado