Menu
Na Hora H!

Vírus sem genes conhecidos é encontrado na Lagoa da Pampulha

Yaravirus, como foi batizado, é considerado raríssimo pelos pesquisadores que o encontraram

Redação Jornal de Brasília

11/02/2020 9h27

Um vírus desconhecido e diferente de todos os já encontrados foi descoberto na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Ainda desconhecido, o Yaravirus foi nomeado em homenagem à figura folclórica Iara, mãe das águas. 

O professor Jônatas Abrahão, da Universidade de Minas Gerais (UFMG), é um dos responsáveis pela pesquisa. Segundo relatado ao Portal G1, o vírus infecta amebas, e foi encontrado em uma amostra de água retirada da lagoa em 2017.

Segundo o biólogo, o genoma do vírus foi sequenciado na tentativa de entender o organismo, e foi aí que perceberam que nada igual havia sido descrito antes. 

O Yaravirus é considerado um organismo pequeno, com tamanho entre 50 e 80 nanômetros, o que é equivalente a um milionésimo de um milímetro. Em 2018, o Tupanvirus também foi descoberto por Jônatas. Considerado o maior vírus do mundo, ele é cerca de 50 vezes maior que o Yaravirus.

O professor é responsável por um grupo de pesquisas na UFMG que trabalha com entidades biológicas consideradas bizarras. Segundo ele, esses estudos ajudam a compreender a origem da vida e os caminhos da evolução na Terra.


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado