Em 18 de julho de 2024, observou-se uma significativa volatilidade no algoritmo de classificação de pesquisa do Google, indicando possivelmente o início de uma nova atualização. Barry Schwartz relatou que há um aumento na conversa na comunidade de SEO, sugerindo que o Google pode estar testando ou avaliando mudanças antes da próxima atualização principal prevista para as próximas semanas.
“Nos últimos dias, houve várias atualizações não confirmadas, com a última sendo em 9 de julho. No entanto, o recente fim de semana não apresentou grande volatilidade, o que foi atípico comparado aos meses anteriores. A partir de 17 de julho, a volatilidade começou a aumentar”, afirma a especialista em SEO e jornalista, Daiane de Souza (0007147/SC).
Vários profissionais de SEO relataram quedas no tráfego. Alguns relataram que suas páginas iniciais não estavam mais sendo usadas para resultados de pesquisa de alto volume, sendo substituídas por páginas internas. Dessa forma, levou a uma queda no tráfego comparável aos níveis de 2023 para os meses de junho e julho.
Contrate consultoria de SEO
Outro usuário mencionou que seu tráfego permaneceu consistentemente baixo durante todo o dia, sugerindo uma possível penalidade ou limitação. A discussão se intensificou com relatos de mudanças significativas nos SERPs (páginas de resultados do motor de busca), o que causou oscilações de tráfego, descritas como padrões de “dentes de tubarão” devido às variações de hora em hora.
Os participantes dos fóruns especularam que essas mudanças poderiam estar relacionadas a ajustes nos algoritmos de IA do Google, que começaram a impactar consultas de alto volume. Alguns relataram ver a visão geral da IA no topo de algumas consultas, o que mudou a dinâmica dos resultados de pesquisa.
Ferramentas de rastreamento de volatilidade, como Advanced Web Rankings, SERPmetrics, CognitiveSEO, SEMrush, Algoroo, Mozcast, SERPstat, SimilarWeb, Accuranker e Mangools, confirmaram o aumento da volatilidade nos rankings de pesquisa. Nem todas as ferramentas foram atualizadas no momento do relatório, mas os dados disponíveis mostravam um aumento na instabilidade.
A comunidade de SEO continua a monitorar essas mudanças, com discussões ativas em fóruns como WebmasterWorld. A expectativa é que, conforme o Google continue seus testes, mais clareza sobre os impactos da atualização será revelada.