Menu
Na Hora H!

Novo massacre deixa mais de 20 mortos na RDC

As autoridades locais atribuem esse novo massacre a uma milícia político-religiosa, a Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco)

Redação Jornal de Brasília

17/05/2020 11h32

Pelo menos 20 civis, incluindo mulheres e crianças, foram mortos em um massacre nesta madrugada em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) – disseram fontes locais à AFP.

“No momento, temos 20 mortos e 17 feridos”, relatou o administrador do território de Djugu, Adel Alingi, enquanto uma outra fonte local se referiu a 22 vítimas fatais.

As autoridades locais atribuem esse novo massacre a uma milícia político-religiosa, a Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco).

Acusada de matar centenas de civis desde o início do ano, a Codeco tenta defender os interesses de uma comunidade de Ituri, os Lendu, formada principalmente por agricultores. Ela enfrenta membros da comunidade Hema, comerciantes em sua maioria.

“Pelo menos 274 civis foram mortos e mais de 200.000 pessoas foram forçadas a deixarem suas casas nos últimos três meses na província de Ituri”, denunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em 8 de maio.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado